Novos habitantes no Recanto!

Uma surpresa agradável ocorre no Recanto Euroverde. 

Com o cultivo e os cuidados com o solo, o Recanto está se tornando um lugar atrativo, receptivo e fértil. Certamente essas condições foram favoráveis para que aparecessem as abelhas melíferas sem ferrão Mirim Droryana ou  Plebléia Droryana.

É uma abelha social sem ferrão, da subfamilia Meliponinae e tribo Trigonini de ampla distribuição no Brasil. São pequeninas – têm cerca de 3 mm de comprimento - e inteiramente mansas.

Seus ninhos são encontrados em diversos lugares, sendo que utilizam desde árvores até barrancos desde que não sejam aquecidos pelo sol em demasia. A entrada do ninho é feita por um acesso geralmente pequeno na parte exterior elaborado com própolis.

Suas colônias podem ser constituídas por 2.000 a 3.000 abelhas (Lindauer & Kerr, 1960).

A construção dos favos de cria é suspensa no inverno ou em uma parte dele no Estado de São Paulo. A

Mirim Droryana produz um mel apreciado, porém escasso.



No Recanto, estão localizadas próximo ao primeiro canteiro do fundo e estão sinalizadas com três triângulos de bambu no chão. Pode-se cuidadosamente observar a entrada do ninho que com frequência ocorre duplamente. Uma das entradas é um pequeno tubo construído com própolis com uma saliência maior na parte inferior denominado patamar e a outra tem formato circular.

Um acontecimento auspicioso para nosso Recanto que nos traz imensa alegria por sentirmos essa conexão com a Mãe Natureza que a todos acolhe quando as condições favoráveis são criadas e/ou mantidas! Uma lição aos humanos do planeta!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Floradas antecedem a Primavera

Chegou 2024 ! Bom ano a todos!

Temos Babosa no Recanto!